Galeria de Arte @ Fundação Getulio Vargas
Animações interativas e mapeamento
Um concerto musical e visual marcou a abertura da exposição Rio XXI, Vertentes Construtivas, que reúne obras de artistas brasileiros com curadoria de Paulo Herkenhoff e Leno Veras. A SuperUber foi convidada a criar um concerto visual com animações projetadas na cúpula do auditório da FGV, projetado por Oscar Niemeyer, sincronizadas com a música ao vivo da Orquestra Sinfônica Brasileira.
As animações foram livremente inspiradas em obras presentes na exposição, de artistas como Bokel, Toz, Adriana Maciel e Hebert Sobral, e eram acionadas em tempo real pelas notas de cada instrumento. Sob a regência de Nikolay Sapoundjiev, o conjunto contou com um quinteto de metais, bateria e percussão. A escolha dos instrumentos e das obras que inspiraram as projeções foi cuidadosamente pensada para a performance.
Composições brasileiras icônicas — como Trenzinho Caipira e Samba do Avião — ganharam força por meio das imagens em movimento projetadas na ampla superfície da cúpula, visíveis tanto para os convidados quanto para os passantes no entorno urbano.
Cobertura em vídeo: Rodrigo Sampaio
Fotos: SuperUber; Wesley Sabino / FGV Divulgação











