Tom Zé no Festival Multiplicidade
Vídeo-cenário interativo
A SuperUber se uniu ao irreverente músico tropicalista Tom Zé para juntos promoverem uma performance única no Festival Multiplicidade em dezembro de 2012 no Oi Futuro Flamengo.
Idealizado e realizado anualmente desde 2005 por Batman Zavareze, que também assina a curadoria, o Festival tem como conceito integrar, em um mesmo palco, arte visual e sonoridade experimental em espetáculos multimídia.
Partindo da ideia de criar uma performance visual que interaja com a música e os movimentos de Tom Zé, a SuperUber idealizou um mundo de cores e grafismos volumétricos, para transmitir a sensação de que os músicos estão imersos numa tela tridimensional. Para isso, criou-se uma projeção de imagens sobre pequenas fitas brancas translúcidas dispostas acima do palco, com animações que são transformadas pelo volume das fitas.
Toda essa dinâmica é comandada através do som da banda, que varia de acordo com o grave e agudo das canções, em sincronia com as animações. A SuperUber criou um “parangolé” eletrônico com sensores sem fio para o cantor usar e manipular esse cenário, acionando explosões gráficas sobrepostas às animações projetadas no palco.
A SuperUber também participou do Festival Multiplicidade em 2007 com o projeto do compositor Walter Alfaiate.