Still Here da AJ Contrast @ Galeria 78
Curadoria e exposição de mídias imersivas
Premiada no Festival de Sundance em 2020, a produção multimídia e imersiva Still Here saiu pela primeira vez dos Estados Unidos para ser exibida no Brasil em março de 2022, onde ficou em cartaz durante um mês na Galeria 78, espaço de artes digitais da SuperUber, na Gamboa (RJ). A inauguração contou com a presença da diretora do projeto, a indiana residente em Nova York, Zahra Rasool. Still Here explora a questão do sistema carcerário feminino nos EUA e a falta de apoio para reinserir as mulheres na sociedade, além de mostrar a gentrificação do Harlem, bairro de Nova York tradicionalmente habitado pela população negra.
Uma criação da AJ Contrast, segmento digital da Al Jazeera, Still Here une Realidade Aumentada e Realidade Virtual para mostrar a história fictícia, baseada em fatos reais, sobre a vida de uma mulher antes e depois de viver encarcerada em uma cadeia norte-americana. Acompanhamos Jasmine Smith em seu primeiro dia fora da prisão. O espectador entra na casa da avó, onde ela cresceu, no Harlem. Áudio e vídeo em 360° levam o público de volta às memórias e expectativas passadas de Jasmine após seu período de 15 anos de encarceramento.
Além das mídias imersivas, fotografias e histórias de 6 presas, com curadoria de Fred Ritchin, completam a narrativa. Acompanhando a mostra, o documentário “Mãezinhas”, de Paula Sacchetta, sobre as prisões femininas brasileiras traz o tema para o contexto nacional.
“A Al Jazeera tem tradição de produzir jornalismo sério e apresentá-lo de forma original. A AJ Contrast é prova disso. No Brasil, associamos VR e AR primordialmente a games. Há conteúdo jornalístico extremamente relevante que pode ser produzido nessas mídias, mas ainda é pouco explorado por aqui. Esperamos sensibilizar os visitantes para o tema de Still Here, que é profundamente conectado com a nossa realidade.”, diz a co-fundadora da Galeria 78, Liana Brazil.