Museu Light da Energia
Design de exposição interativa e multimídia
Criada em colaboração com o comitê curador do Museu Light da Energia, a exposição traz interatividade e jogos em três ambientes: Sala Clara, Túnel da Energia e Sala Escura. Na Sala Clara, vemos a energia em grande escala: fontes, geração e distribuição. Passamos então pelo Túnel da Energia que nos transforma em partículas de energia, fazendo a transição para a Sala Escura, onde aprendemos sobre o micro, a essência da energia e consumo consciente.
Na Sala Clara, uma das experiências é o Jogo das Formas de Energia, onde os visitantes conectam desenhos com as formas de energia correspondentes presentes na natureza, na nossa casa ou no nosso corpo. Uma maquete feita em lego para representar o processo de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até chegar nas cidades, ruas e casas.
O Túnel da Energia traz uma experiência audiovisual interativa, que brinca com a silhueta dos visitantes fazendo eles perceberem que também são fonte de energia. O túnel faz uma passagem do macro para o micro. À medida em que o visitante caminha, sua forma feita de partículas se espalha e se expande, criando animações e sons generativos, ou seja, gerados a partir do movimento das pessoas.
Na Sala Escura entendemos a essência da energia. Em uma das experiências, o visitante é convidado a gerar eletricidade para iluminar um prédio. Experimentos de mecatrônica tornam visíveis os campos magnéticos e eletromagnéticos. Já as pegadinhas do jogo Casa Eficiente mostram como é possível economizar energia em casa. Ao final, a principal mensagem da exposição é sobre consumo consciente.