Museu da Língua Portuguesa

Exposição Interativa e Direção de Tecnologia

Em 2006, o Museu da Língua Portuguesa apresentou uma nova forma de pensar a experiência museológica. Na época, a SuperUber criou e desenvolveu a instalação Words Alley, um jogo de etimologia.

Em 2021, o novo Museu da Língua Portuguesa imerge o visitante no conteúdo, expande os formatos e utiliza tecnologias inovadoras. A SuperUber criou novos conteúdos interativos e audiovisuais para o Museu – como as novas animações imersivas para a Praça da Língua – e foi responsável pela direção tecnológica. Nos últimos 15 anos, a popularização das tecnologias permitiu a substituição de grandes centros técnicos por computação distribuída, integrada ao projeto cenográfico. Em vez de um grande centro de dados, computadores menores, distribuídos por todo o Museu, diminuem as chances de falhas e aumentam o impacto da experiência. Além disso, o Museu é concebido como uma plataforma unificada que pode ser monitorada e atualizada remotamente pela sua equipe.

O projeto tecnológico do Museu também aproveita o poder da comunicação que os visitantes carregam nos seus dispositivos móveis. As experiências do Museu são traduzidas para outros idiomas e o conteúdo é acessível através do aplicativo do Museu, guiando os visitantes e integrando seus smartphones à experiência.