Ipanema Wall Redley SuperUber
Mapeamento de projeção e pintura
A partir da estética dos videotapes dos anos 80, presente na nova coleção da Redley, a SuperUber criou o novo projeto do Ipanema Wall. A tradicional pintura da fachada é uma intervenção artística que mistura os antigos glitches randômicos do videotape com tecnologias atuais.
O novo projeto começa com uma performance de projeção mapeada ao vivo na fachada. “Queríamos expandir o conceito do videotape presente na nova campanha da Redley e experimentar com algoritmos de software que geram efeitos de glitch aleatórios, cores saturadas e elementos da arquitetura em um grafismo distorcido. Misturando uma técnica de animação hi-tech com o meio mais tradicional da pintura criamos uma intervenção poderosa trazendo passado e futuro juntos de uma forma visualmente impactante.” explica Russ Rive, da SuperUber.
A janela, predominante na fachada, tornou-se o ponto de partida. As pessoas podem manipular a projeção usando um smartphone para distorcer a janela, multiplicá-la em um efeito de espelho infinito, criar versões coloridas e repetidas de si mesma – expandindo e rodando sobre a fachada. Glitches, ou “falhas”, são aplicadas para criar distorções interessantes nas formas. Um único frame da animação digital ao vivo é então capturado – este frame congelado é utilizado como desenho final e fisicamente pintado na fachada. A pintura na fachada foi feita por Vicente Mota, Bruno Costa e Rafael Vieira.
A nova pintura da fachada, traçada sobre a projeção, é um frame da projeção, capturado e congelado no tempo.
O novo Ipanema Wall é uma parceria entre Redley e SuperUber, e tem apoio de equipamentos da All Business.