Inauguração da Sede SuperUber na Gamboa
Exposição Multimídia e Interativa
Uma das primeiras a apostar no crescimento e vocação da nova área do Porto do Rio, a SuperUber inaugurou sua nova sede em um antigo prédio industrial da Gamboa, área do Porto Maravilha, Rio. O local aproveita o potencial cultural e artístico do bairro da Gamboa e lança um projeto pioneiro: um espaço que une galeria, residência artística e produção, instalado em um prédio de 1200 m2, divididos em quatro andares.
A ocupação de prédios industriais com galerias e estúdios de artistas é um movimento recorrente em diversas partes do mundo, e tem a possibilidade de transformar áreas inteiras em ambientes culturais. A nova área do Porto nos faz repensar nossas conexões com a cidade. O Rio de Janeiro tem poucos espaços culturais dedicados à arte e tecnologia. A Galeria 78, o programa SuperLab e a SuperUber são um ponto de encontro de artistas com produção voltada para novas mídias.
O prédio foi reformado para abrigar a Galeria 78 no térreo, o programa SuperLab de experimentações em artes e novas mídias no 1º andar, e a SuperUber nos 2º e 3º andares. O projeto incorpora as características do antigo prédio industrial, a arquitetura cria vários espaços interessantes para receber instalações artísticas.
A Pixel Park, exposição inaugural da Galeria 78, mostrou as principais inovações da SuperUber, ideias que passaram por diferentes cidades do Brasil e do mundo, como SuperPong, Octocloud, Sombras Generativas, Cubos de Luz, Grafite Digital e instalações inéditas, como Criatura Digital e Traces. O seu evento de abertura incluiu um mapeamento de projeção na fachada – um espetáculo áudio-visual, com trilha original criada por Lucas Marcier, e a performance urbana Aeolian Ride – criada pela artista americana Jessica Findley que traz o contexto da cidade, com suas ciclovias, jardins e a obra do Porto Maravilha, para dentro da Galeria 78.