Memorial do Holocausto Rio

Exposição multimídia e interativa

A SuperUber criou a exposição do Memorial do Holocausto Rio em parceria com a equipe curatorial do IDG. A partir de décadas de reflexão histórica, a mostra propõe um novo olhar, deslocando o foco dos perpetradores para histórias de resistência contadas por vítimas e sobreviventes.

A narrativa se desenvolve em três momentos — antes, durante e depois do Holocausto — guiada pelas ideias de resiliência e empatia. Com um percurso circular, a exposição se inicia no Centro Vida, uma projeção em grande escala de retratos e depoimentos que emergem da chama da vida.

Antes do Holocausto
Traz a pluralidade na mesa interativa que apresenta conceitos de diferentes culturas, religiões e povos. Fotografias colorizadas do campo e da cidade reconectam o visitante à década de 1930, ambientadas por projeções de curtos documentários.

Durante o Holocausto
Uma iluminação especial elimina todas as cores do espaço, incluindo as dos próprios visitantes. Mapas interativos revelam locais de confinamento e extermínio, enquanto relatos de sobreviventes são ativados pelo toque. No centro, a chama da vida se enfraquece, projetando a palavra “resistência” em vários idiomas. Empatia é o conceito central da interação.

Depois do Holocausto
Com foco no movimento e na reconstrução, vemos um mapa com os fluxos migratórios e um mosaico de vídeos sobre a retomada da vida. Ao centro, uma mesa interativa mostra um álbum de fotos, contando as histórias de sobreviventes que encontraram refúgio no Brasil.

Fotos: Beth Santos e Guilherme Leporace