Floresta Protetora @ Paineiras

Exposição interativa

A SuperUber criou a exposição interativa “Floresta Protetora”, que mostra um panorama da biodiversidade da Mata Atlântica num espaço de 900 m2 no novo Centro de Visitantes Paineiras, na base do Cristo Redentor. O conteúdo é imersivo e interativo, e usa tecnologia para contar a história do Parque Nacional da Tijuca.

A exposição tem uma linha do tempo que traça a história do Parque, depoimentos de visitantes ilustres como Charles Darwin, Olavo Bilac e Machado de Assis, uma maquete de 120 m2 que retrata os 3200 hectares do Parque, além de telas interativas que permitem aos visitantes simularem ecossistemas e ver as consequências das ações humanas.

Na ‘Cachoeira da Biodiversidade’, uma projeção interativa mostra a enorme variedade de espécies da Mata Atlântica. Imagens captadas por um drone  são exibidas em uma projeção 180º, que mostra atividades de lazer e esportes do Parque.

A área criada especialmente para as crianças é cercada de ilustrações onde os pequenos podem comparar sua idade e tamanho com os das árvores, encontrar animais escondidos na Mata Atlântica e espiar o microcosmos da floresta.

Conceito Floresta Protetora – No século 19, a área onde hoje fica o Parque Nacional da Tijuca tinha sido devastada, o que aumentou a temperatura da cidade e causou falta de água. Foi necessário um enorme reflorestamento e hoje é senso comum a importância de mantê-la protegida. O conceito principal da exposição, “Floresta Protetora”, inverte essa noção. “Nos inspiramos no título que o lugar ganhou após o reflorestamento: Floresta Protetora da União — não a frágil floresta protegida, mas a que nos protege, floresta protetora e provedora de todos que vivem diariamente a sua riqueza. O Cristo Redentor, uma das sete novas maravilhas do mundo e um dos principais ícones do Brasil no exterior, é parte do morro do Corcovado, que está dentro do Parque Nacional da Tijuca. Queremos mostrar a importância da biodiversidade, conservação e do uso de um parque tão incrível no meio de uma cidade grande como o Rio.”, destaca Liana Brazil.