Exposição Álvaro Alberto @ Museu de Astronomia do Rio

Design de exposição interativa e multimídia

A exposição “Álvaro Alberto: O Homem que Sabia Demais”, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) mostra a visão de um dos principais cientistas brasileiros, que transitou com maestria pela política internacional e construiu as bases da inovação, educação e pesquisa científica no país.

A museografia, criada pela SuperUber com curadoria de Marcello Dantas, trabalha em três eixos: História e Biografia, Energia Nuclear e Legado Científico. No primeiro, uma linha do tempo narra a história da ciência no país conectada à trajetória de vida de Álvaro Alberto, em uma sala que reproduz seu o gabinete de trabalho. O público vê surgir, se desenhando sobre uma mesa da década de 30, animações de sua produção de desenhos e poesias.

A sala com estética futurista apresenta o desenvolvimento da energia nuclear no país. Álvaro Alberto foi o principal motivador da área no Brasil. Notícias de época e desenhos mostram como funciona e como evoluiu a promessa da energia nuclear, com suas aplicações sociais e inovação. Vitrines de objetos com lentes se conectam com histórias de ficção científica, também representadas em cartazes de filmes de época. No centro da sala, mostramos a maquete do núcleo do átomo de urânio em um suporte de espelhos que cria uma repetição infinita.

O terceiro eixo foca na visão de futuro e o legado da rede científica criada por Álvaro Alberto. Há 70 anos, ele foi o fundador do CNPq e de uma rede que, até hoje, formula e conduz as políticas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. No elevador imersivo, o público viaja pelas disciplinas de instituições que ele ajudou a criar: Física (CBPF), Matemática (IMPA), Sustentabilidade (INPA), Informação (IBICT) e Energia Nuclear (CNEN). Ao final, mostramos a conexão do cientista com a inovação da Marinha do Brasil, e levamos o visitante ao imaginário do interior do submarino nuclear Álvaro Alberto.