CRio: Festival Internacional da Criatividade
Curadoria e Direção Artística
A SuperUber participou em dose dupla do Festival Internacional da Criatividade (CRio) que aconteceu pela primeira vez na América Latina. Liana Brazil assinou a curadoria da 2a Bienal Mundial da Criatividade e a direção artística do Festival, e a SuperUber assinou a identidade visual do Festival.
Ao ser convidada por Washington Fajardo, presidente do Instituto Patrimônio da Humanidade e por Paulo Borges, Diretor da Luminosidade, Liana selecionou 19 artistas contemporâneos de diferentes vertentes e países para comporem um mosaico de culturas e estilos da Bienal, cujo tema é Redesign e Transformação Urbana. A partir da premissa da diversidade de formatos – fotografias, esculturas, vídeos, instalações interativas, animações, impressões -, Liana reuniu obras que trazem a questão da transformação urbana, abordando temas como individual e coletivo, público e privado, símbolos, memórias, sustentabilidade e globalização.
Para a Identidade Visual de todo o Festival do CRio, a SuperUber partiu de um olhar sobre a cidade ser feita de encontros. O resultado traz ícones que representam não só o antagonismo, mas também a convivência dos símbolos que expressam esses encontros. Liana dá um exemplo: “Um dos ícones da identidade visual é uma roda, metade de bicicleta e metade de carro. A cidade não é feita só de uma ou de outra, é feita da convivência entre as duas”. A vinheta de animação acima foi especialmente criada para o Festival, mostra todas as combinações de imagens que simbolizam os encontros, e tem o áudio criado por Lucas Marcier. As cores criam grafismos na cenografia do festival. Tais grafismos criam um movimento concêntrico que remetem à transformação, evolução, expansão – em sintonia com o tema do evento.