Jogos Olímpicos Rio 2016 – Projeções

projeção em larga escala

Na noite do dia 21 de agosto de 2016, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo pararam para assistir à cerimônia de encerramento da primeira edição dos Jogos Olímpicos realizados na América do Sul.

A SuperUber participou das projeções da Cerimônia de Encerramento. Foram meses de trabalho dedicados ao desenvolvimento e execução do roteiro concebido pela diretora de criação da cerimônia, Rosa Magalhães, em colaboração com os diretores Batman Zavareze, Nathalie Melot, Cesar Coelho e a equipe das Cerimônias Cariocas, para criação da projeção no campo do Maracanã, com 128 projetores super potentes.

As animações homenagearam personalidades brasileiras, como Santos Dumont, Carmen Miranda e Burle Marx. No segmento “Arte do Povo”, manifestações artísticas brasileiras criaram momentos marcantes, como o poético desenho da Rendeira que iluminou o Maracanã, e a poesia de Arnaldo Antunes que contou com uma interpretação visual da palavra saudade, e suas traduções em diversos idiomas.

A narrativa desses momentos foi construída para ter sincronia com a coreografia: a projeção foi o fundo para a formação de bailarinos da forma do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor. A luz da tocha do explorador revelou as pinturas rupestres da Serra da Capivara, no norte do país. O público viu o chão rachar num grande baile de forró, animado pelos característicos bonecos de barro do Mestre Vitalino.

Equipe SuperUber_

Liana Brazil – Diretora criativa da primeira fase
Russ Rive and Carlos Oliveira – Tecnologia
Carolina Aledi – Produtora executiva
Andrea Roscoe – Gerente de projeto
João Pedro Bittencourt – Pós-produção
Motion designers:
Andy Carvalho
Bernardo Leite
Daniel Tumati
Eduardo Souza
Leonardo Cardarelli
Massashi Hosono
Marcelo Antônio
Rodrigo Borges