Baías de todos nós @ Museu do Amanhã

Projeto interativo

Conscientizando o público sobre sustentabilidade, o Museu do Amanhã fez a exposição permanente Baías de Todos Nós, com o projeto interativo da SuperUber em colaboração com o Museu, sobre 5 baías ao redor do mundo.

A beleza da baía que recebeu os primeiros portugueses que desembarcaram no Rio de Janeiro em 1502 causa espanto desde o séc. XVI. Mas a Baía de Guanabara sofre com assoreamento, esgoto e vazamentos de óleo nos últimos cem anos.

O visitante também navega pela Baía de Chesapeake nos EUA, a Baía de Jacarta na Indonésia, a Baía de Tóquio no Japão, e a Baía de Sidney na Austrália, suas características, desafios e soluções, como por exemplo projetos de despoluição. Em “Cenários do Amanhã”, os visitantes fazem escolhas para tentar despoluir cada uma das cinco baías.

No Jogo do Boto Cinza, o objetivo é ajudar os botos a sobreviverem. Atualmente há uma família de 39 botos na Baía de Guanabara – antes eram mais de 1000 – que precisam lidar com 18 mil litros de esgotos sendo depositados por segundo. Para isso é preciso pular obstáculos, desviar do lixo, dos canos de esgoto, das redes e dos navios de pesca. A cada três vidas perdidas aparecem na tela informações e soluções.

A exposição também exibe o “Mural da Baía”, uma grande tela com fotos enviadas pelo público para denunciar locais de poluição em diversas partes do mundo. As imagens são atualizadas a cada 24h e exibidas com legendas e com o nome do fotógrafo.