Cerimônia Encerramento Rio 2016

projeção em larga escala

Na noite do dia 21 de agosto de 2016, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo pararam para assistir à cerimônia de encerramento da primeira edição dos Jogos Olímpicos realizados na América do Sul.

A SuperUber participou das projeções da Cerimônia de Encerramento. Foram meses de trabalho dedicados ao desenvolvimento e execução do roteiro concebido pela diretora de criação da cerimônia, Rosa Magalhães, em colaboração com os diretores Batman Zavareze, Nathalie Melot, Cesar Coelho e a equipe das Cerimônias Cariocas, para criação da projeção no campo do Maracanã, com 128 projetores super potentes.

As animações homenagearam personalidades brasileiras, como Santos Dumont, Carmen Miranda e Burle Max. No segmento “Arte do Povo”, manifestações artísticas brasileiras criaram momentos marcantes, como o incrível desenho da Rendeira que iluminou o Maracanã, e a poesia de Arnaldo Antunes que contou com uma interpretação visual baseada na palavra saudade, e suas “quase” traduções em diversos idiomas.

A narrativa desses momentos foram construídos para terem sincronia com a coreografia: a projeção foi o fundo para a formação do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor. A luz da tocha do explorador revelou as pinturas rupestres da Serra da Capivara, no norte do país. O público ainda viu o chão rachar num grande baile de forró, animados pelos característicos bonecos de barro do Mestre Vitalino.

SuperUber_

Liana Brazil - Diretora criativa da primeira fase
Russ Rive and Carlos Oliveira – Tecnologia
Carolina Aledi - Produtora executiva
Andrea Roscoe – Gerente de projeto
João Pedro Bittencourt - Pós-produção da projeção
Time de motion design _
Andy Carvalho
Bernardo Leite
Daniel Tumati
Eduardo Souza
Leonardo Cardarelli
Massashi Hosono
Marcelo Antônio
Rodrigo Borges